Esclarecimentos sobre a suspensão no mercado do Tesouro Direto.
Os preços e as taxas dos títulos do Programa Tesouro Direto (TD) são atualizados pelo menos três vezes ao dia, com o objetivo de refletir as negociações ao longo do dia no mercado secundário de títulos públicos federais.
Quando ocorrem variações significativas nos preços e nas taxas dos títulos negociados nesse mercado, a Secretaria do Tesouro Nacional suspende temporariamente as negociações no TD, para que novos preços e taxas de referência possam ser atualizados.
Este procedimento impede que as negociações dos investidores no TD sejam realizadas com preços e taxas que não reflitam corretamente as condições do mercado de títulos públicos (mercado secundário). Assim, as suspensões cumprem com o seu objetivo principal, que é o de proteger o investidor, ao evitar que ele compre por um preço mais alto, ou venda por um preço mais baixo, do que aquele considerado justo.
Cabe ressaltar que o Título Tesouro Selic, um título que sofre pouco os efeitos da volatilidade de mercado, permaneceu, durante o período de suspensão, disponível para as operações de investimento e resgate no TD.
Além disso, em caso de suspensão os investidores do programa podem realizar agendamentos para investimentos e resgates (na plataforma do programa) que serão liquidados com os preços e taxas disponibilizados na reabertura do mercado.