O que são o ágio e o deságio do Tesouro Selic?

STR_COMPARTILHE

Porque esses dois nomes podem ser importantes para todo investidor na hora do resgate antecipado de seus títulos.

Quando você tem um título público, como o Tesouro Selic, e decide vendê-lo antes da data de vencimento, você se depara com uma taxa para a venda. Esta taxa é referente ao ágio ou deságio no valor do título. Mas o que isso significa? E por que isso muda o que eu vou ganhar de rentabilidade?

O artigo de hoje no nosso blog vai trazer tudo que você precisa entender sobre esses termos e como eles influenciam a rentabilidade dos títulos que você adquiriu.

 

O que é ágio e deságio?

O Tesouro Selic possui dois componentes que afetam a sua rentabilidade. O primeiro é a própria taxa de juros Selic, que diariamente incrementa o valor do seu investimento. Já o segundo é uma taxa fixa, muitas vezes chamada de ágio ou deságio, que é acrescentada à taxa de juros Selic.

Por exemplo, se a taxa fixa é +0,02, a rentabilidade do investidor será a Taxa Selic + 0,02 ao ano, se o investidor carregar o título até o vencimento.

Alterações nessa taxa fixa causam variações nos preços do Tesouro Selic, influenciando sua rentabilidade total em caso de resgate antecipado. Ou seja, o Tesouro Selic está sujeito à marcação a mercado, a atualização do valor pelo seu preço de mercado dada às forças de oferta e demanda pelo título.

Além disso, lembre-se que, na marcação a mercado, o preço e a taxa do título possuem relação inversa, ou seja, quando a taxa fixa aumenta o preço de mercado do título cai. Tal processo também ocorre com a taxa do Tesouro Prefixado e a taxa real do Tesouro IPCA +.

Assim, quando essa taxa é positiva, o Tesouro Selic está sendo negociado com deságio em relação ao preço quando a taxa fixa é zero, ou seja: o preço de mercado do título para venda antecipada está inferior ao valor do título quando consideramos que este é remunerado apenas pela taxa Selic.

Por outro lado, quando a taxa fixa é negativa, tem-se um título que está sendo negociado com ágio: analogamente ao caso anterior, a taxa negativa valoriza os papéis, pois a taxa fixa do título diminuiu.

 

Veja na prática um exemplo de ágio e deságio

A tabela a seguir apresenta um exemplo hipotético do Tesouro Selic negociado no dia 27/10/2020. Estima-se hipoteticamente os preços unitários do Tesouro Selic 2025, no dia 28/10/2020, quando alteramos o valor da taxa fixa.

Agio-e-Desagio_01.png

As variações da taxa fixa do Tesouro Selic não são frequentes e possuem uma volatilidade menor que a dos demais títulos do Tesouro Direto. Observe a diferença das alterações das taxas prefixadas do Tesouro Selic 2025 e do Tesouro Prefixado 2025, de fevereiro de 2019 a novembro de 2020, no gráfico abaixo.

Agio-e-Desagio_02.png

O que ágio e deságio significam para meus investimentos no Tesouro Direto?

Conviver com o ágio e deságio dos títulos do Tesouro Direto significa que todo investidor tem que avaliar a possibilidade de ganho ou perda de rentabilidade no momento do resgate antecipado. Neste caso, se o investidor decide resgatar quando a taxa fixa está maior que aquela contratada no investimento, a rentabilidade no momento do resgate antecipado será menor que a rentabilidade contratada.

O aumento das taxas fixas dos títulos do Tesouro Direto gera dois efeitos diferentes sobre as oportunidades dos investidores. Para os novos investimentos, o aumento da taxa fixa, seja a taxa do Tesouro Prefixado, a taxa real do Tesouro IPCA + ou o deságio do Tesouro Selic (taxa fixa positiva), representa uma rentabilidade maior para o investidor que carrega os títulos até o vencimento.

Já para os investidores que já possuem o título, o efeito da marcação a mercado gera uma redução do preço dos ativos, podendo representar uma redução da rentabilidade se o investidor resgatar antes do vencimento. Nesta situação, o investidor deve avaliar a possibilidade de manter os investimentos até a data de vencimento do título, quando as variações da taxa não alteram a rentabilidade contratada pelo investidor.

Por outro lado, se a taxa fixa está menor que a taxa contratada, a rentabilidade do investidor será maior no momento do resgate antecipado. Como já explicamos acima, caso o investidor decida carregar até o vencimento do título, o efeito da marcação a mercado não afeta a rentabilidade que foi contratada.

Contudo, a depender da taxa Selic, pode haver ou não compensação na rentabilidade do título por eventual aumento no deságio. No momento atual, com o aumento da Taxa Selic, as flutuações da taxa fixa tendem a impactar menos a rentabilidade do título no curto prazo.

Observe no gráfico abaixo a evolução do preço do Tesouro Selic 2017. Com a Selic no patamar de 12-13% no período avaliado, as flutuações da taxa não impactaram sensivelmente o preço do título, o que trouxe estabilidade à trajetória do início ao vencimento.

Agio-e-Desagio_03.png

Por outro lado, o Tesouro Prefixado 2020 foi convergindo para a rentabilidade da taxa contratada no momento da compra com a aproximação do seu vencimento (gráfico abaixo). Ou seja, a curva de juros contratada vai se aproximando da curva de mercado. Isso ocorre porque os efeitos da marcação a mercado diminuem com a proximidade da data de vencimento.

De acordo com o gráfico menor (destacando a trajetória inicial do gráfico maior), os efeitos da marcação a mercado são explicitados pelas oscilações do preço do título.

Agio-e-Desagio_04.png

 

Mas por que a taxa fixa pode variar?

As taxas dos títulos do Tesouro Direto são definidas com base nas taxas transacionadas no mercado secundário de títulos públicos, onde as instituições financeiras compram e vendem títulos todos os dias. Em alguns momentos a volatilidade deste mercado, gerada muitas vezes pelas incertezas econômicas, aumenta a taxa fixa do Tesouro Selic e dos demais títulos do Programa Tesouro Direto.

No entanto, como já vimos tais variações não são frequentes para o Tesouro Selic quando comparadas aos demais títulos do Programa e tendem a ter um impacto menor sobre os preços do Tesouro Selic. Isto porque os outros títulos possuem uma parcela maior da sua rentabilidade atrelada à taxa fixa. Ou de outro modo, estariam mais sensíveis à marcação a mercado. Por isso, o Tesouro Selic é considerado como um dos títulos mais seguros e indicados para quem está procurando começar a sua Vida Financeira no Tesouro Direto.

Por último, é importante lembrar que os efeitos das variações da taxa fixa do Tesouro Selic (ágio ou deságio) sobre os preços do título são minimizados quando a Taxa Selic encontrasse em patamares mais elevados.

Quer saber mais sobre a metodologia de precificação do Tesouro Selic? Veja no nosso site as explicações sobre os diferentes tipos de títulos. Ou visite nossa seção com muito material gratuito para você aprender a investir agora mesmo!

 

 

 

STR_COMPARTILHE

Este artigo foi útil? Avalie

(4,7 entre 5 votos)

0 comentário

Aviso legal: Os autores das mensagens são os responsáveis pelos comentários, e não o Tesouro Direto.
Alguma coisa saiu errada. Por favor, tente novamente. X
Sua mensagem foi enviada com sucesso e logo será publicada. X