Receba o resgate no mesmo dia

Liquidação D+0: Receba seu dinheiro no mesmo dia do resgate

Visando mais conforto e facilidade aos seus investidores, o Tesouro Direto implementou a Liquidação de Resgates em D+0. Com essa nova regra, eles poderão resgatar e receber o dinheiro no mesmo dia, sem dor de cabeça, com muito mais conveniência e flexibilidade.

Para isso, a solicitação do resgate deve acontecer até às 13 horas em dias úteis. Após esse horário, o dinheiro será creditado na conta no próximo dia útil, ou seja, com liquidação D+1.

Vamos entender melhor o que é liquidez, quais são as regras do D+0, quais títulos possuem essa liquidação, como essa novidade pode facilitar a vida do investidor e como solicitar o resgate.

O que é liquidação e D+0

A liquidez é a capacidade que um ativo tem de ser convertido em caixa, dinheiro. Em alguns casos de investimentos mais comuns no mercado financeiro, é preciso esperar de 4 a 5 dias para conseguir sacar um valor, mesmo depois de vender seus papéis, por exemplo. Em outros, seus recursos ficam disponíveis muito mais rápido.

No caso da liquidez D+0, a velocidade de negociação do ativo é enorme, ou seja, você efetua a venda do ativo em um dia e recebe o dinheiro nesse mesmo dia. E é isso que você passa a ter com os títulos do Tesouro Direto.

Regras do D+0 no Tesouro Direto

Para receber o dinheiro no mesmo dia do resgate, essa solicitação deve acontecer até às 13 horas em dias úteis.

Caso a solicitação aconteça após às 13h, o dinheiro será creditado na conta da sua instituição financeira no próximo dia útil (D+1).

Nos fins de semana e feriados, o investidor poderá resgatar seus títulos em qualquer horário, porém a transação só será processada no próximo dia útil e será executada utilizando os preços de abertura do mercado do dia do processamento.

Antes da implementação da Liquidação de Resgates em D+0, os recursos do resgate nos fins de semana e feriados só eram disponibilizados no segundo dia útil após a ordem de resgate (D+2). Com a liquidação D+0, o investidor reduz o prazo para o recebimento dos recursos das operações durante os fins de semana e feriados para D+1, primeiro dia útil.

Importante: a Liquidação D+0 é válida sempre que os preços e taxas dos títulos públicos estiverem disponíveis para operações incluídas e confirmadas até às 13 horas. Se ao longo deste período (até às 13h), os títulos estiverem em processo de reprecificação, isto é, quando há forte volatilidade de mercado, a liquidação D+0 não estará disponível para as operações e a liquidação ocorrerá em D+1.

Títulos do Tesouro Direto Possuem Liquidez

Todos os títulos do Tesouro Direto têm liquidez D+0. Todo dia, por meio da plataforma do Tesouro Direto, ocorre a recompra e venda dos títulos do Tesouro, ou seja, os investidores têm a possibilidade de resgatar seus investimentos antes do vencimento do título. 

Contudo, o título só pode ser resgatado antecipadamente a preço de mercado do dia da operação de venda. Em todo caso, essa possibilidade dá segurança e liberdade para manusear o título da forma mais adequada para cada investidor. Além disso, reforça a característica de reserva de emergência do Tesouro Selic, um título que possui pouca volatilidade, sendo uma boa opção para investidores que buscam uma reserva.

Como o D+0 Facilita a Vida do Investidor

Imagine um imprevisto logo pela manhã, como um problema no carro, por exemplo. Solicitando o resgate da sua reserva de emergência até às 13h, você consegue utilizá-la para pagar o conserto no mesmo dia.

Ou seja, com o D+0, você consegue resolver acasos rapidamente, facilitando seu dia e evitando estresses.
 

PASSO A PASSO COMO SOLICITAR O RESGATE DE TÍTULOS

  1. Acesse a área restrita ao investidor
  2. Na página inicial, clique no menu “Resgatar”

     
  3. Selecione a Instituição Financeira  

     
  4. Escolha o(s) título(s) que quer resgatar clicando em “Adicionar”

     
  5. Insira o valor desejado que quer resgatar

     
  6.  Confira o resumo do pedido, escolha quando quer que o resgate aconteça e clique em “Resgatar”

     

O agendamento de venda pode ser realizado a qualquer dia e hora, inclusive feriados e fins de semana. Em todos os casos, as transações serão executadas utilizando os preços de abertura do mercado referentes ao dia para o qual a operação foi agendada. 

A transação será processada e os recursos vindos dessa operação serão repassados para a instituição financeira. Essa, por sua vez, repassará esses recursos para o investidor dentro do prazo previsto no regulamento das instituições, bancos ou corretoras. 

Quer aprender mais sobre planejamento financeiro e investimentos do Tesouro Direto? Siga nossos canais oficiais no Instagram e no Facebook. Também publicamos vídeo curtos e didáticos no YouTube e produzimos o podcast Mapa do Tesouro, que sempre conta com a participação de um convidado.