Novo Rol de Títulos do Tesouro Direto 2024

STR_COMPARTILHE

 

Anualmente o Tesouro Direto revisa a disponibilidade dos seus títulos para investimentos. Isso faz com que alguns títulos deixem de ser ofertados e outros surjam no seu lugar, o que pode surpreender quem está investindo regularmente.

Vamos explicar para você o que é a renovação do rol de títulos no Tesouro Direto, a periodicidade que ela acontece e quais os ganhos dessa renovação para o investidor.

Para simplificar, o rol de títulos é a lista dos títulos disponíveis para negociação no Tesouro Direto, ou seja, os títulos que você pode comprar em determinado momento.

Esse rol é revisado anualmente, momento em que novos títulos podem ser incluídos e outros excluídos da lista de disponíveis para compra. Essas alterações seguem regras que garantem a variedade de títulos do Tesouro Direto e mantêm prazos de referência semelhantes ao longo do tempo. Assim, você sempre poderá aproveitar todas as vantagens do Programa.

Chegamos a uma nova revisão do rol de títulos e para te ajudar a entender melhor como e por que essas mudanças acontecem, explicamos aqui as diretrizes que consideramos para atualização da lista de títulos anualmente.

 

Tesouro Prefixado:

Os títulos do Tesouro Prefixado com vencimento em até 3 anos são revisados anualmente, possibilitando a qualquer investidor ou investidora aproveitar a alíquota mínima de imposto de renda no seu investimento.

Para os títulos com vencimento acima de 3 anos e até 6 anos, a revisão ocorre de 2 em 2 anos (bianual). Dessa forma você pode aplicar no mesmo título prefixado de médio prazo por mais tempo e sempre haverá um título com prazo próximo de 6 anos à sua disposição.

 

Tesouro Prefixado com juros semestrais:

Para os títulos do Tesouro Prefixado com Juros Semestrais a regra é a mesma daqueles com até 6 anos de vencimento, com revisões a cada 2 anos. Assim, sempre haverá um título prefixado com vencimento próximo de 10 anos para você comprar.

 

Tesouro Selic:

Os títulos do Tesouro Selic com até 3 anos de vencimento são revisados anualmente. Já aqueles com vencimento acima de 3 anos e até 6 anos são revistos a cada 2 anos.

 

Tesouro IPCA+:

Como os títulos do Tesouro IPCA+ são de médio e longo prazo, a regra é diferente. Aqueles com vencimento até 6 anos são revisados a cada 3 anos. Para títulos acima de 6 anos, as revisões são feitas a cada 5 anos.

 

Tesouro IPCA+ com juros semestrais:

Os títulos Tesouro IPCA+ com juros semestrais com vencimento em até 10 anos são revistos a cada 2 anos. Já para os títulos com vencimento acima de 10 anos, todos têm revisão a cada 5 anos.

 

Tesouro RendA+

Em 2030, quando o título mais curto hoje disponível começará a pagar amortizações e deixará de ser ofertado, será lançado um novo título com prazo de acumulação de 40 anos. A partir de então, a cada 5 anos, um novo título com prazo de acumulação de 40 anos será lançado.

 

Tesouro Educa+

Anualmente será lançado um novo título do Educa+, com prazo de início de pagamentos em 18 anos, e prazo final em 23 anos.

 

Importante ressaltar que os títulos que não estão mais sendo negociados não podem ter novos aportes, mas podem ser resgatados a qualquer momento ou permanecer na sua carteira de investimentos até o seu vencimento, entregando o valor e rendimento contratados no momento da compra.

 

A Secretaria do Tesouro Nacional pode fazer alterações e adaptações nas diretrizes, então fique sempre atento à mudança do rol de títulos para garantir que seus investimentos façam sentido para o seu planejamento e seus objetivos. Por isso, fique ligado nas nossas redes sociais para saber tudo o que acontece no Tesouro Direto!

Boas compras!!!

 

Rol de titulos 2024.png

 

STR_COMPARTILHE

Este artigo foi útil? Avalie

(4,7 entre 5 votos)

1 comentário

Aviso legal: Os autores das mensagens são os responsáveis pelos comentários, e não o Tesouro Direto.
Alguma coisa saiu errada. Por favor, tente novamente. X
Sua mensagem foi enviada com sucesso e logo será publicada. X

Ataide Pereira Silva Dos Santos

01/03/2024

Os produtos oferecidos garantem uma boa aplicação e investimento.