Como se proteger de fraudes e golpes financeiros?

STR_COMPARTILHE

Por que precisamos falar sobre isso?

Em um mundo cada vez mais digital, a tecnologia traz diversas facilidades, mas, infelizmente, também abriu espaço para aplicação de golpes e fraudes financeiras. Por isso, é essencial estarmos prevenidos contra os perigos que cercam nossos investimentos e garantir a segurança das nossas transações financeiras diante dessa realidade.

 

Para esclarecer como é possível se proteger nesse contexto, este artigo irá abordar algumas práticas que golpistas podem usar e trazer dicas que possam ajudar você a proteger os seus investimentos no Tesouro Direto.

 

Mas, antes de apresentarmos as dicas, preste atenção nessas práticas e comportamentos suspeitos: 

 

Investimento via pix para pessoa física

BANNER-ILUSTRACAO-INVESTIMENTO VIA PIX.png

Se você se deparar com alguma situação similar, tome cuidado! O Tesouro Direto não solicita nenhum tipo de transferência para CPF. Para se proteger, faça seus investimentos somente no Portal do Investidor ou no home broker/aplicativo de uma instituição financeira autorizada.

Representantes do Tesouro Direto

BANNER-ILUSTRACAO-REPRESENTANTES DO TD.png

Já viu alguém dizendo ser “representante oficial do Tesouro Direto”? Nós identificamos que alguns perfis nas redes sociais têm se apresentado dessa forma. Então, aqui vai um sinal de alerta: o Tesouro Direto não possui nenhum representante seja para vender cursos, consultorias ou treinamentos em nosso nome.

 

Agora, confira 5 dicas que vão ajudar você a proteger seus investimentos no Tesouro Direto:

 

1. Saiba como funciona o Tesouro Direto

Antes de investir, é fundamental que você entenda como o Tesouro Direto funciona. No site oficial, você pode conferir todas as informações disponíveis, inclusive no nosso blog. Assim, você ficará cada vez mais familiarizado com as modalidades de investimento, prazos, taxas, bancos e corretoras parceiros e todos os detalhes importantes para manter a saúde dos seus investimentos.

 

2. Acesse somente os nossos canais oficiais

Todas as operações que você realizar em relação aos investimentos no Tesouro Direto devem ser feitas nos canais oficiais. Se você perceber que recebeu algum link suspeito por e-mail, mensagem de texto ou redes sociais, fique de olho. O ideal é digitar diretamente o endereço do site no navegador que você já utiliza com frequência. Deixe salvo nos seus favoritos para facilitar!

 

3. Guarde bem as suas informações

É importante que você nunca compartilhe suas informações confidenciais, como número de documentos, CPF, senhas, códigos de acesso ou quaisquer outros dados sensíveis com terceiros. As instituições sérias como o Tesouro Direto nunca pedirão dados pessoais e confidenciais por e-mail, telefone ou mensagem de texto.

Por isso, sempre que receber algum contato por esses canais, não envie nenhuma informação sensível. Pelo contrário, mantenha seus dados em segurança e não deixe salvo em dispositivos que possam ser acessados facilmente.

 

4. E por falar em dispositivos…

Computador, smartphone ou tablet são os dispositivos comumente utilizados para acessar os seus investimentos no Tesouro Direto e realizar as transações necessárias. Por isso, eles devem estar seguros contra qualquer ameaça que possa tentar roubar seus dados.

Uma dica importante é manter os programas e aplicativos atualizados, sempre baixados diretamente da loja oficial dos aparelhos. Além disso, evite fazer qualquer transação em dispositivos públicos ou em redes Wi-Fi de uso comum.

 

5. Sempre desconfie!

É muito importante ter a famosa “pulga atrás da orelha” em tudo o que envolve seus investimentos e sua vida financeira de maneira geral. Dessa forma, é essencial que você fique atento quando se deparar com promessas milagrosas de retornos muito altos sobre os investimentos ou com alguém se passando por representante do Tesouro Direto. Todas as instituições parceiras estão descritas no nosso site.

No Tesouro Direto, você já fica sabendo qual será a rentabilidade e como ela é calculada. Para relembrar, clique aqui.

 

Lembre-se: se você tiver dúvidas sobre os investimentos no Tesouro Direto, é só visitar a Central de Atendimento em nosso site ou enviar uma mensagem para os nossos canais oficiais. Jamais compartilhe informações sigilosas com estranhos.

 

Para concluir, é importante lembrar que a relação com investimentos exige bastante cautela, atenção e conhecimento. Ou seja, quanto mais você estuda e busca informações sobre as práticas de segurança, seus investimentos estarão mais seguros e você ficará longe dos golpes financeiros.

STR_COMPARTILHE

Este artigo foi útil? Avalie

(4,7 entre 5 votos)

0 comentário

Aviso legal: Os autores das mensagens são os responsáveis pelos comentários, e não o Tesouro Direto.
Alguma coisa saiu errada. Por favor, tente novamente. X
Sua mensagem foi enviada com sucesso e logo será publicada. X